segunda-feira, 25 de junho de 2007

Dogmatismo

Dedico esse texto ao senhor Euclides, meu prezado (ironia³) sogro.

Tenho uma série de perguntas que martelam minha cabeça, porque seguir hoje em dia os moralismos e dogmatismos? Porque ter uma maldita mente quadrada, que impede que você e as pessoas próximas tirem o melhor da vida? Porque ver todo o planeta como errado? Ver aqueles que curtem a vida ao extremo, que praticam um bom sexo à la carte, como abortos humanos? Como eles fazem para não perceber que cada ser humano deve ter autonomia sobre sua própria existência?

Esses seres dogmáticos fecham os olhos para quase todas as experiências da vida, quando nascem já estão fadados ao fracasso como ser humano, como matéria mutável, só vão fazer tudo exatamente como manda o script, acho que nesse ponto lembramos dos nossos queridos hereges, todos morrendo queimados, se não fossem eles, ainda viveríamos na Terra quadrada, não teríamos nenhuma biotecnologia e acreditaríamos em um Deus barbudo, sentado em um trono de mogno, abrindo mares e mandando a peste contra os egípcios (esse deus com D maiúsculo, macho pra cacete!), se você acredita em algum desses supra-citados, ou em coelhinho da Páscoa, fada do dente e papai noel e já tiver mais de uma década de vida. Te convido a fechar esse blog e nunca mais voltar a abri-lo, ou melhor:

Pegue um dos lados do seu sinto, amarre na viga mestre da sua casa, de um laço na outra extremidade e passe-o em volta do pescoço, tudo isso em uma altura q seus pés não alcancem o chão, tire toda a sustentação sem ser o cinto e espere algo em torno de 10 minutos, você provavelmente vai estar morto quando isso terminar, mas não fique triste, você não iria mudar realmente as coisas para ninguém...

7 comentários:

Guará disse...

Não confunda pessoas quadradas com religiosas, vale dizer que grandes revolucionários (que quebraram dogmas inclusive da Igreja) da história eram religiosos como Darwin e Copérnico. A criatividade não deriva da falta de amarras religiosas, mas da falta de amarras mentais. Ter algum tipo de preconceito ou revolta contra religiosos pela sua devoção é ser igualmente radical contra a mudança que você tanto é contra.

Já acrescentei você nos links do meu blog já.

Unknown disse...

Em certa parte, concordo com o guará...
E o compreendo...
Porém, eu tbem afirmaria como "quadrado" aqueles que saem da realidade e se apegam a um idéia "sem fundamento".Idéia imposta por uma sociedade ou até mesmo pela igreja.
E a dúvida me vem.
O que faz homem ser melhor que os animais?!
Seu poder de raciocinio. Portanto, com um pouco apenas de posse sobre esse poder, somos possíveis de encarar que as lendas não são fatos, são simplesmente lendas.
Viver em um mundo fantásia, sim é ótimo, faço isso de montão, mas nem porisso tiro meus pés do chão e deixo de responsábilizar os verdadeiros autores dessa vida. Nós mesmos.
*É, para mim, sim, se limitar a um pensamento, a um angulo da vida, é ser "quadrado".*
Enfim, grito:
Morte ao sogro!
junto a sua energia negativa que tanto mau faz a esse lindo casal.
hehehehe....
Adorei o texto Lo...
Te amo.
Bjos

Aloha disse...

A sitação sobre a religião como já expliquei mais profundamente para o Guará, foi citada ali para caráter de choque, eu gosto de dar uns belos xutes no saco as vezes, e a religiosidade de copérnico e de Darwin não era a religiosidade cega que aceita tudo que recebemos, mas vou parar de falar... axo q não tenho que me explicar, se alguem não gostar do que eu escrevo, convido-o a tentar me impor a uma inquisição 2.0
abçs.

MEVH disse...

É Aloha, Religião é complicado, mas assim, eu acho que esse texto foi o melhor que eu li aqui no seu Blog.

Esse eu senti sua "raiva" mesmo, e cara, o melhor que você faz é não falar mais nesse assunto.

Quem não pode fazer a diferença, pode apenas gozar com a diferênca de outro.

Ser fraco, incapaz e omisso é bem mais fácil, não se enfrenta pessoas ou problemas com esses requisitos, nem dragões Deuses ou o que seja.

Bem mais fácil é passar pra quem já o fez, ou dá a cara a tapa.

Não precisamos ser revoltados, basta não sermos IDIOTAS.

Abs Aloha.
MEVH.
To sempre atento...rs.

Unknown disse...

Simples assim:
Dogmatismo.

Sealopra disse...

Cara do céu! Acho que tive o problema inverso. Desde que era bem piquititinho, sempre quis ser cristão conservador e praticante. Desses que fazem o sinal da cruz com a mão grande, sacumé? Coisa de menino puxa-saco do papai. Nunca tive muito caráter. Fazer o quê?Queria ser cristão a todo custo, de todo jeito, mas... Não conseguia. Jogava bilhar a semana toda, era apaixonado por uma putinha raquítica que fazia ponto à noite no Jardim do Canhão, puxava fumo, mas, no domingo, durante a missa, eu queria virar cristão. Achava que, sem aquilo, a vida ficava rala, sem consistência, mergulhada num cotidiano sem sentido, coisas de adolescente viadinho e metido a besta. Queria crer. Olhava pro altar, fechava o olho e esperava que alguma iluminação viesse me raptar para as alturas da religião. Nada. Abria os olhos, e só havia cotidiano sem sentido à minha volta - tias, amigas da minha mãe, inimigas da minha mãe, todo um exército de chupadores de hóstia (morder, não pode - é pecado; tem que chupar...) e eu, ali, perdido, pedindo socorro aos céus. "Pai, por que me abandonaste?" Até que um dia resolvi fazer uma experiência radical. Fumei, não unzinho. Unzão. Sacumé? Tora, mesmo. E do bom. Fumei na esquina de cima de casa, e voltei, para ir à missa com toda a família. Cara!!! Eu vi!!!! Foi do cacete!!! Na hora que o padre levantou aquela hóstia enorme, branquinha, e ficou olhando para ela com os olhos vidrados, eu vi uma luz saindo dali. Te juro. Não ria. Era... É isso, Aloha... Era... DEUS!!! Você não acredita porque faz parte da legião dos danados. É soldado das hostes de Satanás. Mas tem salvação, meu velho. Tem salvação. Acende unzinho. Nâo, unzinho, não. Acende unzão, mesmo. Que nem eu fiz. Daqueles baita, sacumé? E vá à missa. Se você não vir Deus, ou coisa semelhante, garanto que vai se arrebentar de tanto rir, depois, lembrando de uma coisa tão ridícula... Abração.

peter disse...

A iniciativa do blog me surpreendeu, mas eu me lembrei do que você disse sobre escrever para si e para os outros.
Tá bem foda isso aqui, cara.
Essa lâmina vai longe e fundo, de fato. Toda a voracidade em uníssono, concentrada no átomo que faz proa ao ser.
A tonalidade é vermelha, sem dúvida. Vermelho de sangue; sangue quente, pois é vivo. Me fica claro que isso tudo é vida, muita vida que explode sem limites.
Absoluta vontade de ser todo e para o todo. Aí está, e que tomem cuidado: daí, só tem a ganhar, só fará vencer.

Todo e qualquer exagero que se lê, em qualquer um, faz parte da linguagem; que esta sim é menos que nós para conviver sempre com os excessos.
enfim, velho. vomitei minha amizade em você e que isso seja mais que um comentário de blog.

até hoje?